METODOLOGIA PASTORAL DA PJMP


O norte metodológico do Ano Missionário “Juventude do Meio Popular: Missão, Protagonismo e Ternura” consiste em orientações que vão modelando as ações e dando consistência as práticas missionárias. Vamos nos apropriar da metodologia Ver-Julgar-Agir, acrescidos do Avaliar-Festejar-Celebrar. Essa experiência da igreja, enquanto pastoral latino-americana, tem trazido segurança e eficácia no processo de educação da fé, respondendo às necessidades e aos desafios vividos pelos/as nossos/as jovens do meio popular.


Ver, Julgar, Agir, Avaliar, Festejar e Celebrar:

·         Ver
Estimular entre os/as jovens um olhar crítico a partir da sua realidade, dos acontecimentos e dos fatos da vida. Propondo conhecer e analisar criticamente a realidade social em que vivem, com seus condicionamentos econômicos, sociais, culturais, políticos e religiosos. Com isso, mergulhar no conhecimento e análise das causas e consequências geradoras dessas realidades, habituando a fazer processos de análise de conjuntura e sensibilizar-se com seus problemas, descobrindo os sinais dos tempos.

·         Julgar
Logo em seguida, com a tomada de consciência crítica e descobrimento das realidades que circundam a vida juvenil, o/a jovem, agora, passa pelo processo de discernimento à luz libertadora da Palavra de Deus. Nessa etapa, confrontamos esse despertar de consciência com a escuta orante dos Evangelhos, leitura de documentos da Igreja, estudo histórico contextualizado e auxílio das ciências sociais e humanas. Esse exercício aumenta a capacidade do/a jovem de questionar as realidades deixando-se iluminar pelas ações de Jesus Cristo.

·         Agir
A partir das análises construídas, agora é o momento de tomar decisões e assumir conscientemente o compromisso. É dar as necessárias respostas para a transformação da realidade. É promover integralmente as pessoas e as comunidades, servir aos/as empobrecidos/as, lutar por justiça e paz, denunciar profeticamente e transformar evangelicamente as estruturas e as situações desumanas, buscando o bem comum.

·         Avaliar
O processo de avaliação é uma prática necessária no caminho metodológico. Nessa etapa revisamos e monitoramos as ações e atividades. Ela ajuda a perceber e reconhecer os equívocos cometidos no desenvolvimento do Ano Missionário, mas também permite avançar no sentido de superá-los e propor novas formas de caminhar. A avaliação e o monitoramento são processuais e contínuos durante todo o Ano Missionário da PJMP.

·         Festejar e Celebrar
É próprio das juventudes, especialmente da PJMP, festejar e celebrar as pequenas e progressivas conquistas. A mística é alimentada nesse processo. Somos fortalecidos/as por essas celebrações da vida que realizamos com pessoas próximas do nosso bem querer. Celebrar e festejar é um profundo diálogo entre fé e vida.


Eixos temáticos:

Haverá quatro eixos temáticos que formarão o corpo das atividades e as ações durante o Ano Missionário: Combate e Superação das Violências Juvenis, Políticas Públicas para as Juventudes, Justiça Socioambiental e Fortalecimento Institucional Pastoral. Esses eixos temáticos serão estruturados da seguinte forma: Na abertura, cada eixo terá seu próprio seminário abordando sua temática específica, apontando como serão trabalhadas as suas respectivas atividades e ações; Em seguida, o corpo de cada eixo, consistirá em atividades realizadas pelos grupos de jovens em suas Paróquias, as Semanas Missionárias, e ações complementares no âmbito arquidiocesano; E no final de cada eixo temático será realizado um gesto concreto.

A semana missionária será um espaço para contemplar a formação e interação dos/as jovens alcançados por esse Ano Missionário. O caráter formativo é contemplado através de: rodas de conversa, cine-debates e oficinas. Estas atividades, de modo geral, promovem não apenas um ambiente participativo, como um espaço formador de opiniões para os/as jovens envolvidos.


Processo de formação e educação na fé:

O processo de educação na fé do Ano Missionário contemplará os três âmbitos: pessoal, grupal e comunitário. Com essa metodologia, esperamos semear entre os/as jovens esse espírito missionário e profético que formam as bases da PJMP.

·         Dimensão pessoal:
Os trabalhos da PJMP com os/as jovens não ficam apenas resumido a eclesialidade. Buscamos contribuir no processo de formação integral das juventudes que passam por várias dimensões na vida juvenil. Dimensões estas que são: psico-afetiva, teológico-espiritual, social, política, ecológica, cultual, econômica e capacitação técnica.

·         Dimensão grupal:
A principal forma de articulação da Pastoral da Juventude do Meio Popular – PJMP são os trabalhos feitos com os grupos de jovens. Quando a juventude se organiza em pequenos grupos ela torna-se mais forte. São nesses grupos que a juventude cresce na sua espiritualidade cristã católica, gerando um compromisso com a comunidade eclesial e social. Refletindo, debatendo e criando ações concretas, os/as jovens reunidos/as em pequenos grupos transformam a sociedade e deixam a Igreja mais jovem. A partir disso, a PJMP atua incessantemente na articulação, no acompanhamento sistemático e contínuo, na formação integral passando por todas as dimensões juvenis e no fortalecimento da vida em grupo e comunitária.

O Ano Missionário busca o fortalecimento dos grupos de jovens já existentes, a nucleação de novos grupos e aproximação com a PJMP. Buscamos criar um grande trabalho em rede na perspectiva de favorecer um mecanismo de diálogo entre os grupos de jovens. Sabemos que é muito fácil formar um grupo de jovens, difícil é dar continuidade. A PJMP possui uma metodologia para esse acompanhamento que passa por um rico processo de educação na fé. 

·         Dimensão comunitária:
Para além da formação e nucleação desses grupos jovens, o Ano Missionário, visa o seu engajamento na vida eclesial da comunidade paroquial. E, sobretudo, no trabalho em comunhão com outras pastorais existentes na Paróquia, assim como, outras expressões juvenis.

Na formação comunitária, também destacamos a comunidade social, onde os/as jovens estão inseridos em suas diversas realidades sociais, culturais, políticas, religiosas e econômicas. O Ano Missionário, pretende dar uma ampla formação de cidadania. 

PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.