Encontro de Jovens do Meio Popular 2018


Queridos jovens e queridas jovens do meio popular


"Ele nos resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa." (Sl 7,14)

As Pastorais das Juventudes do Brasil (PJMP, PJ, PJR e PJE) elaboraram a “Campanha Nacional Chega de Violência e Extermínio das Juventudes”, em 2009. A campanha moveu inúmeras ações em todo território brasileiro e se transformou em bandeira permanente das pastorais de juventude. As violências e os extermínios dos/as jovens sempre serão um ponto de pauta nas reuniões da PJMP. No documento base da Campanha da Fraternidade deste ano, que trata sobre a superação das violências, traz o número alarmante de 52 mil mortes por homicídio no Brasil. Desse total, 52,63%, ou seja, metade das vítimas são jovens. Dentre esses jovens, uma imensa maioria de 71,44% era composta por jovens negro das comunidades periféricas brasileiras. (CNBB, Texto Base: CF/18, p. 31). São números alarmantes dentro do mundo juvenil. De fato, estamos vendo um extermínio de nossos/as jovens em nossas comunidades. Nesse contexto, queremos debater, refletir e propor práticas significativas.

A PJMP da Arquidiocese de Olinda e Recife, nos anos de 2018 e 2019, estará realizando o seu ANO MISSIONÁRIO, esquematizado em 04 eixos temáticos que fundamentam a caminhada missionária: Combate e Superação das Violências Juvenis, Políticas Públicas para as Juventudes, Justiça Socioambiental e Fortalecimento Institucional Pastoral

O Ano Missionário, lançado em 19 de agosto na Catequese com os Bispos realizada pelo Setor Juventude, terá como primeiro eixo COMBATE E SUPERAÇÃO DAS VIOLÊNCIAS JUVENIS, que iniciará suas atividade com o ENCONTRO DE JOVENS DO MEIO POPULAR - EJMP. O EJMP acontecerá nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018 no ESPAÇO MAGIS e terá como temática: "Combate e Superação das Violências no Meio Popular" e iluminação Bíblica: "Ele nos resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa." (Sl 7,14)".

O eixo Combate e Superação das Violências Juvenis, tem como caminho metodológico a produção de um documentário sobre as realidades da juventude periférica da Arquidiocese de Olinda e Recife. A produção deste, envolve atividades com os grupos de jovens e suas comunidades. Através de rodas de conversa nos grupos, cine debates, oficinas de produção audiovisual e diálogo entre os jovens e a população local, será sintetizado um conteúdo para sensibilizar e estimular ações de transformação social. Também serão realizadas atividades complementares que ajudarão na construção desse eixo, são elas: Romaria dos Mártires, Bloco de Carnaval e Via-Sacra Jovem. Depois de percorrer por todo esse eixo temático, fortaleceremos a nossa bandeira de luta em defesa da vida e contra todas as formas de violências juvenis. Seremos guiados e enriquecidos pelo processo de construção com os grupos de jovens durante todo o período do eixo e embasados por sua ideias, provocações e construções lançaremos nossa campanha que tratará do assunto com as juventudes de toda nossa Arquidiocese.

v  DADOS GERAIS – EJMP
TEMA: Combate e Superação das Violências no Meio Popular
ILUMINAÇÃO BÍBLICA: "Ele nos resgata da opressão e da violência, pois aos seus olhos a vida deles é preciosa." (Sl 7,14)"

v  DATA e HORÁRIOS - EJMP
Dias: 28,29 e 30 de setembro de 208
Horário de inicio: Sexta-feira às 18h00
Horário de termino: Domingo às 13h00

v  LOCAL DO ENCONTRO – EJMP
Espaço MAGIS
Endereço: Espaço Magis. Av. Hildebrando de Vasconcelos, 540 - Dois Unidos, Recife - PE, 52140-005

Como chegar:



v  INSCRIÇÃO – EJMP

Ficha de inscrição:

Taxa de inscrição: 20,00 reais por pessoa (Que já cobre toda a alimentação e hospedagem) 
- A taxa de inscrição deve ser efetuada antes do Encontro para garantir a vaga.

- O valor da taxa de inscrição deve ser efetuado no credenciamento do primeiro dia do encontro.




v  MAIORES INFORMAÇÕES:
E-mail: pjmpaor@gmail.com
Página no Facebookpjmpolindarecife     
Twitter@pjmpaor    

Telefones da Secretaria: Maurício Lima (081) 98593-9388



v MATERIAIS:


PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.