quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Relatório do Modulo III - Educação Popular


Pastoral da Juventude do Meio Popular

Arquidiocese de Olinda e Recife

Relatório

Curso de Formação Continuada

Modulo III / 2010

Tema:

Educação Popular

Facilitador:

Antônio (Tonico)

Ex-Militante da PJMP de São Lourenço da Mata

17 a 19 de Setembro de 2010

Casa dos Padres SCJ – Várzea – Recife

Secretária PJMP – AOR

Tiago Souza

Rua Curió, Nº 50 – Passarinho – Recife – PE

www.pjmprecife.blogspot.com

Recife, 18 de Setembro de 2010

Iniciamos o dia ás 07:30h da manhã com um despertar coordenado pelo André da CNPJMP, e assim fomos fomos encaminhados ao café da manhã.

Às 09:00h iniciamos os trabalhos com a facilitação do Antônio (A parti daqui chamado de Tonico) que fez um auto relato sobre sua caminhada dentro da PJMP seguido de uma roda de apresentação para que assim, ele pudesse conhecer a todos os participantes, e saber o contexto da vida e militância de cada um.

Presentes:

Neyl

Semeadores da Nova Fé

Renan

Semeadores da Nova Fé

Kassio

Com Cristo Vencemos

Duarte

Com Cristo Vencemos

Oscar (Juninho)

Com Cristo Vencemos

Fernanda

Com Cristo Vencemos

Wendel

Com Cristo Vencemos

Natanael

Grujasf

Murilo (Licinho)

Grujasf

Paulo Sergio (Paulinho)

Grujasf

Remo

Grujasf

Zenaide

Grujasf

Amonike

Força Jovem

Natália

União Jovem

Débora

União Jovem (Assessora)

Lucas

União Jovem

Sabrina

Coletivo Força Tururu

Gleice

Coletivo Força Tururu

Bruna

Secretária PJMP NE2

É bom Lembrar que Ainda contamos com a Presença de Tiago (Secretário PJMP/AOR), Flavia e Junior (Militantes da PJMP), André (CNPJMP), Amanda (Assessora PJMP/AOR). Nossa Infraestrutura ficou por conta de Neto, Cidicleiton, Adriana (Tururu) e Iale (Setor Beberibe).

Após as Apresentações, analisamos nossas expectativas quanto ao tema e ao encontro em propriamente dito. Esse momento se deu, numa grande explanação que ficou aberta para quem tivesse à vontade para por suas opiniões.

Tonico coloca como pensou o encontro e nos deixou à vontade para questionar, opinar sobre a estrutura, falou ele que não seria um encontro vertical mas sim na base do dialogo. Nesse momento chega Xavier (professor universitário aposentado) que a convite do Tonico, veio contribuir com nossa formação, com uma fala bastante rica, onde expôs toda a sua experiencia com Educação Popular e Teologia da Libertação, Ele também fala sobre os movimentos sociais, sua crise e motivos, Xavier nos contempla com uma fala extremamente importante para um Militante de Esquerda nos dias de Hoje. Esse momento também foi marcado pelas perguntas que os participantes fizeram e pela simplicidade das palavras daquele velho militante.

No termino, fizemos os devidos agradecimentos ao Xavier e fomos direcionados ao Almoço que já estava posto.

O retorno do Almoço se deu as 14:00h, com um alongamento seguido de uma dinamica sob a orientação do Cidicleiton. Logo em seguida retomamos as discussões sobre a tematica, fomos orientados a fazer uma captura e registro daquilo que foi a conversa com o Xavier,e depois ficou aberto para colocações, e assim começamos a explanar de forma profunda os pontos abordados pela manhã, e com isso, esclarecer um pouco mais nossas mentes. Passado o Momento, Iniciamos um trabalho individual, onde respondermos o que é: Educação, Popular e Educação Popular? Continuamos a atividade em Trios onde debateríamos esses conceitos que teria como fruto uma sistematização, seguida de Apresentação e debate junto ao coletivo.

Recife, 19 de Setembro de 2010

O dia começa com uma grande ciranda, seguida de uma dinâmica onde foi destacado o aspecto de “Busca aquilo que ao longo do tempo deixamos pra trás”.

Tonico, nos direciona para um estudo aprofundado do hino da PJMP “ILEAÔ” na perspectiva da educação popular, buscando responder as seguintes questões:

De Quem o Hino Fala?

Pra quem o Hino fala?

Como o Hino Fala?

Pra quê o Hino fala?

Após o momento de estudo em grupo, foi feita uma plenária com posterior explanação do Tonico, que esclareceu que a educação popular em si, se caracteriza por aquele tipo de exercício, onde apenas somos estimulados a sintetizar os conhecimentos que já temos. Lembra que o contexto em que a PJMP nasceu foi marcado pelo auge da Teologia da Libertação. A Educação Popular, tem grande Influencia do Marxismo e Cristianismo. É bom destacar a presença de Paulo Freire nas Palavras de Tonico, que recorre a vida e obra deste para subsidiar sua explanação.

Para finaliza, Tonico deixa uma dinâmica onde podemos discutir os nossos problemas no âmbito comunitário e social de forma mais ampla. Foi ressaltada a data de 02 de outubro para discutir o processo em que a PJMP se encontra.

Avaliação:

Pontos Positivos

Pontos Negativos

· A presença de Xavier;

· Flexibilidade do conteúdo ao Grupo;

· Cozinha;

· Mística do Sábado à noite “A melhor que já vivi”;

· Volta da PJMP à Casa dos Padres;

· Facilitador de forma Geral;

· Temática;

· Disposição pessoal/coletiva – Tonico;

· Ausência dos Momentos místicos de acolhida, da manhã do sábado e do domingo;

· A sexta-feira sem atividades;

· Contrato de Convivência não feito;

· Não acontecimento da Gincana;

· Atraso coletivo pela manhã

· Dispersão;

· Ausência na sexta-feira e Falta de Dinâmicas – Pessoais do Tonico

· Fraca Organização - Tonico

Relatores: Kássio Soares e Neyl Santos

Equipe de Comunicação

PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.