sábado, 18 de setembro de 2010

Relatorio da Escola Nacional da PJMP


Bom dia, Boa tarde, Boa noite ou Boa madrugada...

Desde já gostaria de pedir desculpas por não ter mandado o relatório da viagem antes, mais gostaria de eu explicar antes de começar, estava sem net em casa e quando voltei da escola, vários trabalhos aparecerão para mim, e não poderia perder, então chega à casa muito tarde, lanhouse aqui só até 10 da noite e hoje continuo sem net, essa que estou usando é willfay (roubada do vizinho) e rezando para ele não descobrir... Mais vamos ao que interessa.

Dia 17 de agosto as 06h35min da manhã estavam eu no aeroporto, em destino a aparecida de Goiânia e com muitas energias boas para trocar e com a cabeça aberta para aprender, a chegada no aeroporto foi ótima, o caminho até o destino foi meio conturbado mais conseguir chegar. Fui bem recebido por todos e estávamos desde então estalados na casa da Débora de Goiânia até o dia seguinte,mais conseguimos fala com o caseiro e ir no mesmo dia para pousada e nos alojamos ,nessa noite conversamos e nos conhecemos e trocamos histórias e assim dormimos aos poucos.

Dia 18 primeiros dias de escola estavam muito ansiosos, e fomos acolhidos com café da manha e assim seguimos a uma linda mística dos elementos, após isso começamos a ser dirigidos pelo Moisés de Manaus o nosso facilitado de Juventude, fé e política, onde com ele abrimos vários leques de discussão como: o que é fé?Hoje o que motiva a juventude a fazer o diferente na fé?A política é uma forma de organização feita pelo povo ou para o povo? Entre outras dircusões, à noite tivemos muita cultura,musica,dança. Dia 19 tivemos continuação com Moises, onde analisamos a forma que o povo se organiza ou deveria se organizar,o que motiva a juventude a participar da política,e assim vimos que muitas vezes a juventude se enfraquece no que faz pois não se articula,no final da tarde nos despedimos de Moises e assim avaliamos a sua forma de passar o conteúdo,a noite tivemos uma fogueira e muita música e conversas abertas sobre nos e nossas realidades.

Dia 20 fomos acolhidos por uma mística, sobre a natureza e assim conhecemos o Mauro, que foi o nosso facilitador de teorias sociais e assim começamos o dia analisando conjuntura e conhecendo o destrincho sobre educação popular, e refletindo sobre idealismo e materialismo e assim destrinchamos capitalismo e socialismo e assim fomos terminando à tarde. A noite fomos encaminhados a oficina de teatro do oprimido.Dia 21 tivemos continuação com Mauro, onde ficamos com subsídios para reflexão e analise e estudamos para uma abertura de discussão sobre a conjuntura e formas de organiza-se na sociedade e concluímos com o que a mística nos traz como pastoral,a tarde nos preparamos para nos despedir de Mauro e a noite, retorna oficina de teatro do oprimido.

Dia 22 fomos acordados pela Débora com tampas de panela e nós chamando a desperta para realidade... fomos ao café e lá já conhecemos a Rita, uma mulher que foca sua vida em meio a pastoral de jeito firme e valente,ela foi nossa facilitadora de conjuntura e realidade juvenil e contra a violência a juventude,aprendemos com muita brincadeira e alegria e assim fomos tirando nossas duvidas e analisando problemas, discutimos sobre feudalismo e focamos numa vida padrão e em uma sociedade aberta e primitiva...quando vimos já era final da tarde e tínhamos que nos despedir de Rita,e nos organizar para volta para o ultimo dia da oficina de teatro e após organização da missa do dia seguinte.

Dia 23 fomos acolhidos e chamados a construir algo, e assim fomos à mística do ar e direcionados a Adriana nossa ultima facilitadora, a qual abriria a temática de relações humanas e construção da paz, onde abriu o dia com um lindo vídeo sobre a força da juventude e a energia de um abraço e assim fomos chamados a refletir sobre relações humanas e emoções construtivas e destrutivas e como podemos resolver tudo isso, a tarde já fomos chamados a jogar um futebol estranho de profissões e o meu time totalmente desfavorecido e esse era o propósito da dinâmica, quando vimos já era hora de despedi-se de Adriana e nos organizar para missa a noite.A missa foi linda e Pernambuco ficou com a entrada da palavra e oferta algo que simboliza-se a nossa terra.Depois fomos a partilha e apresentamos a montagem feita na oficina de teatro do oprimido e após festança em clima de pré-despedida.

Dia 24 acordamos com um grupo cantando e nos chamando ao dia lindo que estava lá fora,e direcionados a um café da manha a natureza com todos juntos e conversando, foi um momento lindo, depois nos chamando ao salão para alguns direcionamentos, avaliação da escola, montagem da forma de propagar a escola e indicações para segunda fase da escola, ceará e Pernambuco estão no pódio mais devem mandar porque a escola deve ser em cada estado e estrutura da escola até novembro, onde será analisado pela comissão e avisado onde será. Após isso fomos ao almoço e direcionando onde cada um ficaria e como seria a volta para casa.

Dia 25 sair as 05h00min da manha da cada do Hugo, para ir à rodoviária e de lá pegar um carro, pois já não tinha bus para eu chegar na hora ao aeroporto, cheguei na hora do chequin e conseguir embarcar bem, sair de lá com vários planos na cabeça, e da ir já comecei a construir.

KASSIO SOARES - 8772-1126

PJMP Arquidiocese de Olinda e Recife Web Developer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

#SerPJMP

Compartilhe sua foto no instagram com a hashtag #SerPJMP e visualize sua foto aqui.