O grupo que integra a Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) da Arquidiocese Olinda e Recife , ficou em primeiro lugar num concurso Nacional de Comunicação : O Comunica Diversidade Edição Juventude promovido pelo Ministério da Cultura .
Coletivo Força Tururu[1] localizado em Paulista , tem uma grande participação em sua comunidade , trabalha com oficinas de fotografias , realizações de projetos áudio visuais que buscam um protagonismo Juvenil e participação social , promovendo debates e críticas aos problemas apresentados no bairro.
"O objetivo do Comunica Diversidade Edição Juventude é reconhecer, fomentar e incentivar ações de comunicação para a cultura, protagonizadas por jovens, que deem visibilidade a expressões da cultura brasileira", explica o secretário de Políticas Culturais do MinC. Américo Córdula. "Outra meta é fomentar iniciativas que, por meio de processos de comunicação popular, ampliem o exercício dos direitos à liberdade de expressão cultural e à comunicação", finaliza.
Os projetos habilitados ao prêmio são inéditos e contemplaram ações voltadas a pelo menos um dos seguintes eixos: educar para comunicar; produção de conteúdos culturais; distribuição de conteúdos culturais; meios/infraestrutura para a comunicação; comunicação e protagonismo social; e comunicação e renda.
Serão 10 prêmios, com valor bruto de R$ 14 mil, a jovens
entre 15 e 17 anos; 25, para quem tem entre 18 e 24 anos; e 25, entre 25 e 29
anos. São consideradas ações de comunicação para a cultura atividades que
articulem cultura e comunicação e outras áreas do conhecimento, realizadas sem
financiamento direto e subordinação editorial a empresas de comunicação, e que
agreguem e priorizem ações colaborativas e participativas, interatividade e
atuação em rede na produção e difusão de conteúdos, preferencialmente em
formato livre, por meio de diferentes suportes de mídia (áudio, imagem, texto,
vídeo e multimídia).
Fonte :Assessoria de Comunicação - Ministério da Cultura
Nenhum comentário:
Postar um comentário