ADEUS A JOSÉ COMBLIN
Simões Filho – BA, domingo de noite, 27 de março de 2011
Na tarde deste último domingo, 27de março, fui me despedir de Pe. José Comblin, diante do seu corpo, em Simões Filho - BA
Faleceu hoje mesmo, às 8.30 deste mesmo domingo, num pequeno sitio escondido na mata, na beira da metrópole, não longe do aeroporto de Salvador, O lugar chama-se Recanto da Transfiguração, pertence a uma comunidade de leigos e leigas consagrados que vivem a espiritualidade trinitária e da transfiguração. José Comblin apoiava e era amigo, há muito tempo, desta comunidade. Quando necessitava vir da Barra dos São Francisco, onde ultimamente residia na casa dom frei dom Luiz Cappio, hospedava-se aqui.
Chegou, pela última vez, nesta casa na quinta passada, para exames médicos de rotina. Festejou seus 88 anos na sexta passada, passou o sábado em contemplação, e veio a falecer na manhã deste domingo, com morte instantânea, provavelmente por infarto. Tudo se deu no seu próprio quarto, que emendava com a capela da comunidade, num jardim, a poucos metros da sala de refeições.
Quando cheguei no local, aos poucos nos encontramos reunidos cerca de 20 pessoas. Ao redor do corpo de padre José, celebramos a Eucaristia enquanto caia a tarde e uma chuva torrencial intercalava nossos cantos da caminhada das CEBs. Tudo foi muito simples e participado. Nos marcaram reciprocamente a comoção, a memória e a gratidão por termos sido testemunhas desta Páscoa antecipada. Um frase entre muitas: ele morreu mas sua herança está viva.
Senti-me privilegiado em estar aí e representar muitos e muitas de vocês que comungam com as perspectivas de fé e de ação que aquela vida desdobrou em mil maneiras sem jamais cansar. Sua longa jornada missionária, de cunho profético, parecia não terminar mais. O corpo de Comblin descansará definitivamente, profetizando ainda depois de morto, em Santa Fé da Paraíba onde esta o corpo de padre Ibiapina, o apóstolo do Nordeste e dos pobres, que Comblin contribuiu para resgatar do esquecimento.
Não me parece nenhum ufanismo avaliar, como excepcionalmente fecunda a contribuição que José Comblin deu à construção de uma um fé adulta e lúcida, ousada e profética. Ninguém poderá duvidar de sua profunda espiritualidade e do seu amor ao Deus dos Pobres e aos Pobres de Deus.
Ouso levantar um paralelo entre Paulo de Tarso, apóstolos dos gentios com seus amplos horizontes abertos ao evangelho na segunda metade do 1º século dC. e José Comblin apóstolo deste mundo pluralista e urbano, vivendo aceleradas mudanças e necessitando de ver desencadeadas potencialidade novas que o Espírito nele sempre suscita.
Luciano Bernardi
Nenhum comentário:
Postar um comentário