domingo, 7 de março de 2010

As rosas tem Espinhos - 8 de março

Ontem mexendo em meu arquivo pessoal, encontrei um texto sobre o dia 8 de Março muito interessante, e de pronto, decidir postar no blog para tornar publico esse texto que no meu ponto e vista, mostra tudo o que devemos lembrar nessa segunda (08/03).
Uma boa e esclarecedora leitura!

Neyl Santos
Assessor diocesano da PJMP


No dia 8 de Março, tornou-se um gesto comum presentear as mulheres com rosas. esse gesto, que simboliza respeito, deve hoje, mais do que nunca, ser valorizado com outro significado: A LUTA!
Que 8 de Março é o dia internacional da mulher, isso todos sabemos. O que se tenta ocultar, é que essa data existe por que em 1887, 129 operarias têxteis da cidade de Nova York - EUA, foram queimadas vivas por fazerem greve contra as péssimas condições de trabalho. Seus patrões, diante das reivindicações de suas empregadas, manda fechar a fábrica e incendeiam-na com todas lá dentro. A Cem anos (1910), Clara Zetkin, comunista alemã, na primeira conferencia de mulheres socialistas, realizada na Dinamarca, propõe que o 8 de Março seja uma data internacionalmente lembrada em homenagem a luta daquelas trabalhadoras. Desde então, o Dia Internacional da Mulher é celebrado pelos operários, lutadores e progressistas de todo o mundo.
O capitalismo, infelizmente, ainda que não consiga abafar os exemplos de luta e as contradições do sistema, consegue lançar uma enorme cortina de fumaça sobre eles. Hoje o simbolismo de se entregar uma rosa para uma mulher está vazio de significado. É apenas um gesto pra fazer jus à "beleza" de nossas companheiras, a sua "delicadeza" e para lembrar que em mulher não se bate nem com uma flor! Pensamentos verdadeiros, mas quanta hipocrisia se esconde trás desse tão bonito gesto!... A beleza desse presente, quando esvaziado de seu significado politico, serve apenas aos patrões, interresados em esconder que é a sua classe a primeira a queimar as mulheres que se rebelam, a primeira a pagar os menores salários do mercado! Que tenta convencer que os problemas das mulheres existem pelo fato de ela ser mulher e não pelo fato de ser uma trabalhadora explorada, oprimida pelo machismo e propaganda que vulgariza a sua importância como ser humano!
O 8 de Março, não surgiu do nada, uma data para as floriculturas lucrarem com o sentimentalismo feminino... Surgiu como uma das inúmeras lutas dos trabalhadores por seus direitos, e da certeza que a barbárie praticada pelos patrões dentro do capitalismo não será esquecida, ao contrario, será sempre lembrada para que na luta de classe sejamos nós, trabalhadores, a sairmos vencedores!
Companheiras, Que nesse dia 8 de Março, você receba com orgulho todas as rosas, mas procure lembrar que cada uma delas belas e delicadas flores, tem um duro talo e afiados espinhos, lutou e resistiu para não ser colhida como mero ornamento! Que as rosas do dia 8 sejam recebidas com seu significado mais completo, o de que as mulheres não as coitadinhas de nosso sistema, mas que como exploradas e oprimidas, podem e devem lutar! Que são a metade da humanidade, belas e sensíveis, mas, acima de tudo guerreiras e trabalhadoras! E está na hora de agir como tal!
Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário